Didática na Matemática

Publicado: 3 de julho de 2010 em Trabalho Pedagógico

A didática da matemática é o estudo das relações entre o ensino e a aprendizagem de Matemática.

            Vários são os estudos que foram e continuam sendo desenvolvido nesta área, entender as relações entre o aluno, o conhecimento e o ensino é o foco destas pesquisas.

            As principais correntes didáticas da Matemática, estão intimamente  ligadas às correntes psicológicas. Temos correntes de educação matemática:

 – Comportamentalista

   – Gestaltista

- Estruturalista

- Construtivista

- Resolução de problemas

- Modelagem Matemática

No comportamentalismo a aprendizagem da matemática esteve ligada a estímulos e respostas, este período foi caracterizado pelos exercícios de fixação.

Gestaltista – Nesta corrente a abordagem é holística, vê o indivíduo como um todo, a aprendizagem não se dá por decoração mas  por compreensão.

Estruturalista – Baseado nos estudos piagetianos esta corrente aborda a aprendizagem como processo ativo no qual o aluno infere princípios e regras e os testas. Este período é caracterizado pelo respeito as fases de desenvolvimento e esta dispõe a organização do conhecimento em três representações, a motora, a icónica e a simbólica.

Construtivista – Baseada também nas idéias de Piaget, acredita que cada ser humano constrói o significado para a linguagem que usa no caso matemática, a medida que vai construindo o seu mundo experiencial.

Resolução de Problemas – Essa metodologia visa tirar o aluno de sua tradicional postura passiva para um processo de investigação, no qual o aluno é levado a mobilizar estruturas cognitivas que não eram utilizadas no processo anterior (corrente psicológica  no comportamentalismo).

Modelagem Matemática –  Baseia-se na proposta de gerar condições para a aquisição de saberes em um ambiente investigativo. A observação dos fenômenos com o intuito de gerar um estado de dúvida e problematização, é o ponto de partida para a construção de um modelo matemático que exprima as relações entre as grandezas observadas.

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s